segunda-feira, 19 de março de 2012

Porque o Rock ?

Entre os mais diversos, e até mesmo, estranhos países do mundo, no Brasil, encontra-se uma característica peculiar, a sua cultura miscigenada, aberta ao mundo, rica ou até mesmo afrodisíaca. Entre a eclosão do carnaval em fevereiro, e até a grande atração, vinda de quatro em quatro anos, a copa do mundo de futebol, e até os grandes eventos de músicas e danças como: Axé, Samba, Pagode, Sertanejo, Calipso, Brega, Funk, etc.
mas, será apenas a isto que podemos sintetizar a totalidade do viver brasileiro? acredito que não. Ora, pensar no Brasil, de certa forma é pensar nos atos, costumes e tradições de seu povo. E quais seriam além destes já mencionados,haveria um outro estilo ideológico de viver no Brasil? Não podemos esquecer de um importantíssimo gênero musical( se não for o principal entre os que existem, diga-se de passagem) que está não apenas enraizado no legado e histórico mundial, como também o do Brasil.
Falar a palavra Brasil, seria dar estímulos, ou suscitar imagens já concebidas, como: carnaval. futebol, samba, Gisele Bundchen, cristo redentor, Amazônia, corrupção, etc; sendo que isto não condiz fidedignamente com a realidade.
Ora, este país que compartilhamos, também é uma terra que abriga e densevolve uma sonoridade pesada, uma som agressivo, carregado de letras agitadas, eletrizantes, palavras de protesto, crítica à sociedade, sistema, à esta forma de viver, assim institucionalizadas.
Com estes esteriótipos, ou visões pré- concebidas sobre este país, pensamos que é apenas uma terra deste tipo de público, temos que aprender a visualizar melhor a nossa realidade.muitas vezes, quando visualizamos pessoas vestidas de preto, deitadas, ou largadas por calçadas, garotos( as) com objetos de couro e metal nos punhos, cordões com símbolos de pentagrama, cruzes, egípcios, etc; como também os famosos coturnos, calças apertadas, blusas pretas, como tantos outros apetrechos.
Mas, porque será que em um país tão exótico, carnavalesco,festivo, quanto o nosso, encontramos estas figuras tão mais frequentes em países como E.U.A e os da Europa? a resposta pode parecer apressada ou pobre, mas seria pela consciência , postura e forma de agir e assimilar a realidade do mundo, que surgem estes adeptos desse gênero musical em questão, que é o rock?
Dificilmente um roqueiro( termo largamente difundido no Brasil, e que designa os fãs do rock e demais subgêneros) ouvi mpb, brega, forró, ou funk. para os roqueiros, parece ser muito desagradável, enfadonho, degradante, vergonhoso, sem sentido, etc; e que estes estilos, não condizem com o que os roqueiro acreditam ou vivem. Não pode-se esquecer que taxar os vários adeptos desse movimento, simplesmente como roqueiros, é cometer uma falta grave. Os ''Undergrounds''( quer dizer: por dentro da terra) são muitos variados, dentre eles, podemos destacar: Punks, roqueiros, góticos, headbangers, skaters, hippies, anarquistas, intelectuais, etc; comumente conhecidos como tribos urbanas.
Além de fãs do  rock e heavy Metal, estes indivíduos reunem-se, praticam atividades espontâneas, em grupos , discutem idéias, conversam sobre bandas, vão a shows de rock, tomam bebidas alcólicas, entre outras atividades. A vida destes não é muito fácil. além do preconceito sofrido pela radical escolha em ser diferente, têm de lidar com questões sobre os rumos da própria vida, enquanto o que são, viver por mais que  em alguns casos, se tenha conflitos familiares, além do problema de aceitação, o grupo, muitas vezes tido como o ´único local em que se sente a vontade.
Isso mostra que pessoas como estas, lidam e sofrem os efeitos ou defeitos de uma sociedade injusta.Entender que o mundo não é feito apenas de um tipo de ser humano, é importantíssimo não somente à questão do respeito, mas também, para poder assim, assimilar as maravilhosas riquezas do estranho neste mundo...

Por: Márcio Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário