terça-feira, 20 de março de 2012

Opções de leitura:

  Para os apreciadores de um bom livro, dedico especialmente esta coluna a grandes clássicos da literatura universal. A sucinta lista e fotos remete a obras que não apenas influenciaram de forma decisiva na forma de de ler ou estudar, como também, as facetas de observação do mundo, da realidade e da vida.
  Ler os clássicos da literatura é não apenas vivenciar grandes e magníficas histórias, como também, vivenciar novas experiências,transformar e ter infindáveis perspectivas agora e no porvir.

Vamos às opções:
                  
 1984:


 Aqui está uma das maiores obras de George Orwell. Esta obra trata de uma visão de sociedade baseada em uma tirania aplicada à psiqué humana, à sua liberdade não só de locomoção, como também de expressão. A obra é muito mais vasta que esta sinopsia.

 Fausto:


 Esta obra de Goethe trata as questões sobre a modernidade, sobre a consciência acerca do posicionamento humano em torno da tradicional atividade científica: A busca da verdade e dos fundamentos da realidade. A forma da exposição da narrativa e do encadeamento, além da história, mostram o porque esta e outra obras de Goethe estão entre as mais lidas e discutidas de nosso tempo.


Noite na taverna:


A obra de um dos maiores ( se não for o maior) escritores do romantismo brasileiros, e até mesmo do mundo. Esta obra, publicada postumamente, pertence ao grande legado e influencias históricas como Lord Biron, Edgar Alan poe, entre tantos outros. Considerada por muito como o apogeu da literatura gótica, mórbida e maldita do Brasil.


  A metamorfose:


uma das novelas mais conhecidas deste kafka, a metamorfose veio a ser publicada apenas postumamente, em 1915. A história apresenta além de detalhes e informações sobre uma anomalia de transformação física, como também de uma frágil e delicada metamorfose da condição existencial do ser humano.
 Aqui vai um trecho da obra:
 ..."Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto."

E pra finalizar uma grande obra do pensamento ocidental:


Sou suspeito até de mais pra falar desta obra, o que posso dizer de mais coerente sobre ela, e: É uma daquelas obras que destroem e modificam pra sempre nossa forma de entender a realidade.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário