quinta-feira, 22 de março de 2012

A dinâmica capitalista em Tio Patinhas:

  Este texto, traz à tona, a grande quantidade de elementos presentes, nas conhecidíssimas histórias, de um dos patos mais famosos, seja das histórias em quadrinhos ou dos desenhos animados. Pra aqueles que as aventuras e desventuras de Donald e seu tio patinhas, continham apenas um fundo cômico e  irônico, se engana, o pato Donald apresenta umas das carregadas quantidades de representações no que se referem à postura de organização da sociedade capitalista, das formas de expropriação da mais-valia, da obsoletização do potente conteúdo intelectivo do homem, etc.
Leia este texto, pertencente à obra do grande sociólogo brasileiro: José de Sousa Martins, ''Sobre o Modo Capitalista de Pensar''.
 Recomendo a obra, abaixo encontra-se parte da obra;



O drama de Donald é imenso. É pai sem ter filhos, os sobrinhos representam o encargo de pai e pesadelo.  Os sobrinhos de Donald são de uma geração de tecnocratas, para os quais não é viável o projeto do enriquecimento pessoal pelo trabalho, pela sorte e pela astúcia. Donald é também marido sem mulher. Sua namorada Margarida o submete ao regime duro do parceiro de cama e mesa, sem vantagens do cargo, transformado no perene carregador de pacotes e fazedor de serviços. De margarida não se ouve ou se vẽ uma palavra ou atitude de amor, de afeto desinteressado.
em outra parte, expões a questão de patinas não ser senhor do dinheiro, mas servo do dinheiro, não é ele quem ''diz'' ao dinheiro o que deve ser feito, mas é o contrário, o dinheiro é quem comanda as ações e os sentimentos.A missão de patinhas é a crescente ampliação de sua fortuna, e desta forma, preocupa-se constantemente com a defesa e seguridade ma mesma. Por isso, patinhas é um homem atormentado.
A unidade do universo de tio patinhas é garantida pela apropriação comum das condições de existência. Por isso os parentes não formam uma comunidade, nem mesmo uma família. Os laços familiares no fundo, são as ligações acerca da herança, e dest6a forma, intensificando ainda mais no viés de alienação social
De fato, o universo de patinhas é educativo como nos mostra, Martins José, é como impositivo de valores, dessa forma descobre-se as brutalidade dos espíritos e a ausência de visão panorâmica das grandes variáveis do processo de produção e perspectivas em torno do caráter social em que os homens estão inseridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário